Existem cada vez mais centros comerciais e supermercados em toda a ilha com o objectivo final de satisfazer os consumidores. Contudo, não há nada que supere o ambiente vivido num mercado típico!
No início, estes mercados eram concebidos para a venda de flores mas, com o tempo, a sua oferta foi incluindo a venda de todo o tipo de produtos agrícolas e até algumas especialidades da gastronomia regional (tais como o bolo do caco, o frango grelhado ou a sopa de trigo).
Nos mercados de hoje encontra um pouco de tudo, desde flores, vegetais, fruta e ovos a vestuário, Cd’s e cassetes de música, comes e bebes. À excepção do Mercado dos Lavradores no Funchal, estes mercados abertos são geralmente frequentados pela população que vive na zona em que se realizam e que lá se desloca para as suas compras semanais.
Encontra estes mercados, que funcionam durante os fins-de-semana, um pouco por toda a ilha, mas os mais ‘conceituados’ situam-se na Santa (Porto Moniz), Ponta Delgada e no Santo da Serra.
O Mercado dos Lavradores abre de Segunda a Sexta entre as 07.00 e as 20.00 h e Sábado das 07.00 às 14.00 h (fechado ao Domingo e nos feriados).